ARRANCANDO O JOIO ANTES QUE CRESÇA
No devocional dessa manhã, fui levada pelo Espírito a refletir sobre a 2ª volta de Jesus, nosso noivo amado e confesso a você querida que o temor do Senhor veio mais forte sobre minha vida. Sinais apontam para o retorno do Rei, e nós temos que nos desembaraçar das coisas fúteis e direcionarmos nossa atenção para os preparativos desse encontro glorioso e único.
Ainda refletindo sobre o tema, lembrei de uma parábola usada por Jesus em um de seus ensinamentos que encontra-se em Mateus 13:24-31 - Parábola do Joio e do Trigo, vamos ler?
24 Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo: — O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras.
24 Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo: — O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras.
25 Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um
inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois
foi embora.
26 Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu.
27 Aí os empregados do dono das terras chegaram e
disseram: “Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De
onde será que veio este joio?”
28 — “Foi algum inimigo que fez isso!”, respondeu ele. — E eles perguntaram: “O senhor quer que a gente arranque o joio?”
29 — “Não”, respondeu ele, “porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo.
30 Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo
da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita:
‘Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado.
Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.’ ”
Tá. Aí você deve estar se perguntando o que tem a ver com a volta de Jesus e de estarmos nos preparando para esse dia? Tudo a ver!
1º - Acreditamos que Jesus é o nosso senhor e salvador, por meio da semente do Reino de Deus que foi plantada em nós, por meio de sua palavra, e como diz o texto: foram semeadas sementes boas e esse é o único meio de encontrarmos com o noivo, por meio de Jesus - o caminho;
2º - Porém, o inimigo, aproveitando das brechas deixadas por nós, planta ervas daninhas, tais como inveja, mentira, fofoca, desejos carnais, medo, angústia, incredulidade e toda a sorte de pecados, a fim de sufocar a nossa comunhão e a nossa fé em Cristo Jesus, ou até mesmo, em nossas irmãs da igreja, do círculo de oração, do coral, do grupo de visitação, e se tivermos essas atitudes não veremos a Deus.
3º - De acordo com o texto, quando foram percebidas as ervas ruins já estavam crescidas e aí não poderiam mais serem arrancadas naquele momento, por isso que se quisermos ter uma vida de comunhão e em sintonia com o Senhor devemos assim que perceber o joio arrancá-lo ainda pequeno, para que não sejamos prejudicados.
Aprendo com essa parábola, que estamos vivendo em um tempo onde as coisas do mundo (joio) estão nos cercando de maneira assustadora com um único intuito de nos tirar do centro da vontade de Deus, da comunhão, da busca, e até mesmo da vigilância quanto à volta de Jesus.
Vejo nitidamente, que o semeador do mal, sutilmente vem disseminando coisinhas que parecem tão inocentes para nos distrair. São as raposinhas como diz lá em Cantares de Salomão 2:15 "Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor."
Coisinhas simples como uma mentirinha, uma piadinha, uma brincadeirinha inocente, só uma olhadinha em um site mais adulto para depois "apimentar minha relação com meu marido", só um acessório para que meu casamento não caia na rotina, só uma roupinha mais justa, uma sainha mais curtinha, só uma transparência de leve, nada demais. E o joio crescendo.
Para você ter uma ideia veja a imagem:
Olha como são parecidos, ainda quando pequenos são quase idênticos, ao crescerem é que se percebe a grande diferença: o joio é uma semente venenosa, oca com o caule mais alto, chamado de falso trigo, enquanto o trigo não é vazio tem frutos. Assim são as pequenas coisas que querem nos desvirtuar da fé, elas não aparecem de vez, porque dessa forma ficaríamos atentas, elas vem sutilmente, sempre acompanhadas da fala clássica: não tem nada a ver, a irmã fulana faz e é uma bênção; ou então, só um detalhezinho, só, só, só. Cuidado com esses sós, porque quando percebemos já estão grandes e aí só Deus sabe o final.
Sendo assim, minha querida amiga, o DESAFIO de hoje é ARRANCARMOS O JOIO ANTES QUE CRESÇA, ou seja, ainda que o inimigo semeie erva daninha em nossas vidas, não vamos deixar se desenvolver e comprometer nossa vida espiritual e nossa entrada no céu. Jesus está voltando, sinais apontam para sua vida e não vamos permitir que pequenas raposinhas façam mal a nossa vinha que é nossa vida.
Sendo assim, minha querida amiga, o DESAFIO de hoje é ARRANCARMOS O JOIO ANTES QUE CRESÇA, ou seja, ainda que o inimigo semeie erva daninha em nossas vidas, não vamos deixar se desenvolver e comprometer nossa vida espiritual e nossa entrada no céu. Jesus está voltando, sinais apontam para sua vida e não vamos permitir que pequenas raposinhas façam mal a nossa vinha que é nossa vida.
Para encerrar, gostaria de compartilhar também com você algumas dicas para evitar que o joio cresça em nossas vidas:
- Ore e peça a Deus para colocar em você um campainha espiritual (ela vai dar um sinal de perigo, assim que uma semente ruim cair em seu coração);
- Toda vez que for tentada a mentir, lembre-se que o pai da mentira é Satanás (João 8:44), e temos a certeza de que nosso pai é o Senhor que fez o céu e a terra, o Deus todo poderoso;
- Quando se deparar em uma roda de amigos e surgirem aquelas piadinhas e brincadeirinhas nem tão inocentes assim, lembre-se de que de uma fonte não pode jorrar dois tipos de água (Tiago 3:11), e que não deve sair de nossa boca nenhuma palavra torpe - torpe significa algo nojento, indecente, infame (Efésios 4:29), e não se esqueça de que nossa boca é para glorificar ao bom Deus, para abençoar as pessoas, para cantar louvores ao Senhor;
- Minha irmã o que apimenta seu casamento é o amor, o diálogo, um telefonema surpresa - só para dizer - Eu te amo, um jantar romântico, uma saída para tomar um sorvete ou apenas para passear de mãos dadas, um olhar carinhoso, sintonia e intimidade entre o casal, um gesto meigo, isso sim esquenta a relação. O que me preocupa é trazer costumes outrora usados por profissionais do prazer para seu leito que deve ser imaculado, ou seja, limpo (Hebreus 13.4), o ato sexual é algo tão maravilhoso, sublime, é um prazer carnal sadio que tem reflexos em toda sua vida, sua autoestima, por isso dever ser também consagrado ao Senhor; e aí é minha opinião , você julgue como entender: Não necessitamos ir ao motel (nome usado popularmente para local onde pessoas vão para manterem relações sexuais, e que geralmente não são entre casadas, ou seja, vão para adulterarem, fornicarem, e toda a sorte de luxúria, onde são oferecidos acessórios, produtos e imagens para aguçarem a imaginação), me poupe! Como pode uma cristã (que tem as características de Cristo, templo do Espírito Santo) deitar uma cama que é usada por sei lá que tipo de relação pecaminosa com seu marido? Aí você pode dizer que ao ir a um hotel 5 estrelas em Maceió também estará usando uma cama nessas condições, porém o que pesa aqui é a intenção e o fetiche (segundo definição objeto ou pensamento enfeitiçado que causa excitação). Cabe aqui a reflexão.
- Quanto as roupas, a palavra do Senhor é clara, nosso corpo é templo do Espírito Santo (1Co 6:19) e em (1Tm 2:9-10) nos ensina que temos que andar em trajes modestos, com pudor (discrição). Cabe ressaltar que cada uma se veste de acordo com as condições financeiras que Deus lhe deu. Se você tiver condições de vestir Prada, ou ter uma bolsa Louis Vuitton, tudo bem, desde que seja decente e que não use para pisar as outras irmãs, glória a Deus por isso, agora se não tiver vai de Marisa mesma, todavia, modestamente e com pudor. Eu sei que é difícil encontrar roupas prontas para o mercado evangélico, mas já melhorou bastante e que costureira boa está em extinção, mas vamos cuidar com as nossas vestimentas. Existe um exercício básico (que eu lembrei dele outro dia na santa ceia, imagina) que é mais o menos assim e que nos ajuda bastante na hora crucial de escolhermos a roupa certa: a) se sua bíblia ou bolsa tiver que completar o tamanho da saia - ela não está no tamanho ideal; b) se as outras pessoas conseguem definir a cor de sua lingerie - ela está transparente de mais; d) se ao se abaixar seus seios quiserem saltar da blusa ou se ao levantar seus braços para glorificar ou pegar algo em lugar mais alto e aparecer sua barriguinha- está faltando algo. Simples assim, e se ainda quiser outra dica lá vai: se ao caminhar você tem puxar a saia a cada dois passos, ou não pode se agachar - ops, sinal vermelho, outro dia posto alguns looks bem legais que podem ser adaptados para cada tipo de corpo e gosto, me aguardem;
- Calma, eu já passei por todas os desafios relatados anteriormente e ainda passo e posso garantir que nada disso vale mais do que eu saber que um dia vou poder abraçar aquele que morreu para me dar vida e vida eterna.
Amadas, não sabemos o dia em nem a hora que Jesus vai voltar, e estamos crescendo em meio ao joio do pecado, mas não vamos deixar que nada, nem ninguém (nem nós mesmas), nos tire da direção certa, a porta continua estreita e o caminho é espinhoso, mas vai valer a pena, outro dia conversando com uma irmã me veio a mente algo bem interessante. Lembra quando estava apaixonada pelo seu marido, na época namorado ou noivo, e que você o amava desesperadamente, e que você fazia tudo, mas tudo mesmo para agradá-lo, para vê-lo sorrir? Assim é com nosso noivo Jesus, se você o ama desesperadamente, então você não vai querer magoá-lo e vai fazer de tudo para vê-lo feliz. Pense nisto e seja feliz!
Oremos:
Paizinho que está no céu, nós te amamos, mas, todos os dias somos desafiadas a arrancar o joio antes que cresça em nossas vidas, e isso não é fácil, as raposinhas estão sempre querendo estragar nossa vinha, mas acreditamos que o Senhor nos escolheu para morarmos contigo para sempre aí no céu, e que temos que estar preparadas para esse momento, então nos ajude, nos ensine a vigiar e não permita que a sonolência espiritual tome conta de nós. Se nesse dia, o diabo planejou semear qualquer erva daninha em nós, que seja frustrado esse plano em o nome de Jesus teu filho amado, nosso salvador. Espírito Santo interceda por nós, é o que oramos, crendo na vitória, amém!
Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.
Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.
Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.
"Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’
" ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. "Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’
"Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo.
Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ".
Mateus 13:24-30
Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.
Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.
"Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’
" ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. "Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’
"Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo.
Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ".
Mateus 13:24-30
Comentários
Postar um comentário