VENCENDO OS MEDOS DIÁRIOS

       
    Nesses últimos dias tenho passado por momentos de muita luta interior; por diversas vezes me pego pensando no meu futuro, de meu esposo, de meu casamento, dos meus filhos, profissão, igreja, chamado...  e sabe que bate um medo, uma incerteza, uma sensação de incapacidade de resolver os problemas (eu não sei você, mas já é da minha personalidade e da minha profissão ter que resolver problemas alheios todos os dias), mas nem sempre a gente consegue, gerando certa frustração, e em meio as tempestades sinto o inimigo me acusar e apontar as minhas fragilidades, as minhas incapacidades.
   Mas entendo pelo Espírito Santo que através dessas batalhas da mente Ele quer me ensinar algo. Que até posso ser limitada, mas sou uma esposa, mãe, amiga, profissional esforçada e sou admirada pelo que faço, porque faço para glória do Senhor. Então, mesmo que o mal ruja com leão ao meu redor (1Pe5.8) tenho a unção e autoridade de Deus para mandá-lo para o inferno e tento resolver os conflitos de maneira tranquila e natural, sabendo que Deus é o nosso refúgio em tempos de angústia. (Naum 1.7)
  Entretanto, somos DESAFIADAS a vencer nossos medos interiores.


1) 1º medo a ser vencido: O medo de não cumprir com as obrigações
    Vivemos em uma sociedade, na qual as coisas acontecem com uma rapidez impressionante. Acordamos e quando percebemos já anoiteceu e não realizamos tudo o que havia sido proposto para aquele dia. 
   E como mulheres pós-modernas temos inúmeras obrigações diárias, tiro isso por mim: acordo 6:30 - chamo Carol minha filha para ir para escola (todos os dias com um copo de achocolatado ou cereal), vou fazer meu devocional; saímos por volta da 7h; vou trabalhar; ao meio dia vou buscá-la na escola, fazemos as rotinas da casa (almoço, limpeza, roupa para lavar, passar, faço mercado, compras, pagamentos, etc), à noite, levo o Matheus para a faculdade, enquanto isso vou ministrar onde sou convidada, busco o Theus na faculdade, mais rotinas do final do dia, oro, planejo o próximo dia, leio mais um pouco, e lá pelas 23:30 vou dormir. Glória a Deus! E em meio a essa agitação diária matamos vários leões, pisamos em vários escorpiões  e serpentes; lidamos com a incompreensão  e falsidade de outros tantos e assim somos  DESAFIADAS a vencermos os nossos medos e encararmos de maneira inteligente tais situações.

   A palavra do Senhor nos ensina que o princípio de tudo, de vencermos o MEDO DE NÃO CUMPRIR COM AS OBRIGAÇÕES é o PLANEJAMENTO, observe alguns exemplos:

a) Deus criou tudo que existe em 6 dias, de maneira organizada e planejada, Ele não atropelou nada (haja isso, aquilo e aquele outro). Leia Gênesis 1:1-31. E o mais extraordinário o que está registrado no verso 31: "E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom." Que belo exemplo. Todavia, você deve estar dizendo: -Eu não sou Deus! Nem eu, mas o foco aqui não é a divindade do Soberano e sim o planejamento. Pense nisso.
b) Outro exemplo é o de Joquebede a mãe de Moisés. Um exemplo de uma mulher planejada e que não teve medo de cumprir com o que o Senhor determinou a ela: dar a luz e preservar a vida do libertador do povo hebreu. Se você acompanhar  em Êxodo 2:1-10, verá o passo a passo das ações dessa grande mulher e os resultados inquestionáveis.
c)  Ester, Débora, Noemi, Raabe, Abgail, Lídia, Priscila e tantas outras servem de exemplo para nós, pelos traços de organização em suas histórias registradas na Bíblia, bem como venceram o Desafio do Medo de não conseguirem cumprir com aquilo lhes foram imposto.
d) Mas o exemplo mais admirável e o mais intrigante para mim é o da Mulher Virtuosa de Provérbios 31:10-31. 
Confesso que inúmeras vezes senti inveja dessa mulher e achava que nunca poderia fazer o que ela fazia. Até que descobri o segredo dessa mulher: PLANEJAMENTO SEM MEDO DE CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES. Eureca. Só isso, ela não era uma super mulher? Não. Era apenas uma mulher que sabia o que tinha que fazer, como tinha que fazer e acreditava que podia fazer. Aí foi mais fácil: tive apenas que adaptar o seu exemplo à minha realidade e posso lhe garantir que é possível fazer tudo o que nos propusermos a realizar em um dia. 
    Aprendemos que "há tempo para tudo" Eclesiastes 3:1-8, Seguem algumas dicas de ouro para sermos felizes e realizadas:
  • Conheça sua rotina diária, é impossível fazer um planejamento sem saber o que, por que e para que necessitam serem feitas tais atividades, não se esqueça de quando e como serão realizadas - esses são os princípios do planejamento;
  • Elabore um planejamento real, não aquele que sei lá quem sugeriu na internet, é o SEU PLANEJAMENTO (faça uma tabela com os dias da semana x horários, em seguida distribua as suas obrigações ou rotinas fixas nessa tabela (cuidados com sua saúde, trabalho, rotinas de casa, cultos, etc); depois aquelas que não são fixas (passeios, visitas que você vai fazer ou receber, etc);
  • Atenção! Somos humanas, então nada de tentar fazer o que não dá conta. A palavra de Deus é específica: "Tudo o que te vier à mão, faça conforme as tuas forças,..." Eclesiastes 9:10, não atropele, nem tente abraçar o mundo (muitas vezes acumulei obrigações, além de não sair bem feito, fiquei muito entristecida com isso)
  • Fixe essa tabela de seu planejamento em um lugar visível e acessível: geladeira, armário, agenda, celular, notebook, sei lá onde você poderá estar sempre checando aquelas atividades que já foram realizadas;
  • Antes de dormir verifique aquelas que não foram realizadas e as precisarem de ajustes.
  • Não desista diante dos primeiros obstáculos, planejamento necessita de perseverança e avaliação constante.
  •  E lembre-se: Ore sempre antes de qualquer ação e peça ao Senhor para remover todo o MEDO, ou impedimento para a realização de suas obrigações diárias.
2º medo a ser vencido: O medo da comparação
   Outro dia fui convidada a ministrar em Chá para Mulheres, em local chamado Charrua - São Leopoldo - RS - Brasil, e o Espírito Santo me levou a refletir sobre duas irmãs, cujas histórias foram relatadas na Bíblia Sagrada (Lucas 10:38-42). Seus nomes: Marta e Maria. Na ocasião falei sobre suas personalidades, temperamentos, autoestima, autoconfiança. E foi mais ou menos nessa linha de raciocínio:
   Apesar de serem irmãs, terem recebido a mesma educação, morarem na mesma casa, tinham personalidades diferentes (personalidade: são características marcantes referentes ao pensar, sentir e agir dos seres humanos; peculiaridades que os diferenciam dos demais; é formada e moldada durante as fases do desenvolvimento humano, determinam na formação do indivíduo e influenciam na autoestima, autoconfiança), além de terem temperamentos diferentes (temperamentos: refere-se aos comportamentos, índole, reações emocionais, estado de humor; é inato / biológico de cada pessoa), ainda elas tinham habilidades e qualidades impressionantes.
    E é justamente aí que vamos refletir.
    Deus nos fez únicas, não precisamos nos comparar com ninguém e nem muito menos sermos comparadas com outrém.
   Diversas vezes ouvi pessoas pregarem exaltando somente Maria, que foi a irmã que escolheu a melhor parte, por preferir estar aos pés de Jesus para aprender do mestre, e pintarem Marta como a preocupada e estrassada com as coisas terrenas, mas vejo pelo Espírito que ambas tinham suas qualidades e defeitos. Vejamos rapidamente cada uma delas:
a) Marta era preocupada com a casa e reclamava demais do comportamento da irmã e às vezes dava a impressão de se irritar com isso. Mas imagina se todos naquela casa ficassem somente no Espírito, ninguém comia, a casa ficaria suja, etc. Ainda bem que Deus criou Marta organizada, prendada e atenta às necessidades da rotina de uma casa.
b) Maria, porém, amava estar aos pés de Jesus talvez tenha sido a primeira irmã a frequentar um curso de teologia direto da fonte (kkk), era sensível as coisas espirituais e buscava o Reino de Deus antes de qualquer coisa, e isso é fantástico. Entretanto, segundo as escrituras, não colaborava muito com as lides domésticas, o que gerava um desequilíbrio na convivência familiar e uma má distribuição das atividades naquele lar.
    Aprendemos com esse texto que o que faltou em Betânia, na casa dessas irmãs foi diálogo, organização das rotinas e compreensão mútuo. Ao invés de dar lugar a raiva, a reclamação, da murmuração e até mesmo as comparações (já passei por isso, muitas vezes gostaria de ser como a irmã A ou B, como minha mãe, minha cunhada, mas não tinha tempo, nem personalidade, nem habilidades como elas e me frustrei bastante), busquemos soluções, sabendo que somos únicas e é na diversidade que crescemos como pessoas e como cristãs. 
    A dica de ouro é:
   Diga Não às Comparações, nem Marta, nem Maria, nem Beti... simplesmente você.

3º medo a ser vencido: O medo do fracasso
   Todas nós em algum momento sentimos medo do fracasso pessoal profissional, emocional  e/ou espiritual.
      Calma, não se apavore! Somos limitadas!
   O segredo para não ter medo de fracassar é depositar suas expectativas em Deus, porque esse jamais nos decepciona Ao depositarmos nossas expectativas em nós mesmos, ou nos outros, nos frustramos, fracassamos, desistimos e até nos desviamos do propósito do Senhor em nossas vidas. 
   Veja o exemplo de Ana, antes de tornar-se mãe do profeta Samuel, sentia-se fracassada, por ser estéril, além se ser tripudiada por Penina - sua rival. Mas ela não desistiu, adorou a Deus mais do que a outra, com suas ofertas e o Senhor ouviu o clamor dessa mulher admirável e transformou o seu fracasso em sucesso completo. Diz a palavra de Deus que ela foi mãe de mais 3 filhos varões e mais 2 filhas. Leia nos 2 primeiros capítulos de 1Samuel essa história emocionante.
   Com  Ana aprendemos que para espantarmos esse fantasma do FRACASSO é determinante não desistirmos dos objetivos, buscarmos a Deus.
   Seguem alguma dicas para você romper com esse MEDO e experimentar o  melhor de Deus na sua vida e na vida de sua família:
  • Não sofra por antecipação: afaste de você tal atitude negativa -  nem começou a fazer já fala que não vai dar certo, não consegue e coisas do tipo;
  • Deposite suas expectativas em Deus, e determine ações possíveis para sua vida - exemplo: se eu não toco violão, não vou me inscrever para um teste de audição em uma Universidade de Música, óbvio assim;
  • Deixe de lado o perfeccionismo - esse é um dos fatores mais cruciais para o fracasso;
  • Exercite a autoestima e a autoconfiança;
  • Busque mecanismos para aperfeiçoar suas habilidades e competências;
  • Controle a ansiedade e a impulsividade;
  • Tenha um PLANEJAMENTO REAL E DEFINIDO;
  • Não se COMPARE A NINGUÉM E NEM DEIXAR QUE OS OUTROS LHE COMPAREM;
  • Entregue sua vida ao Senhor e tenha intimidade com Ele, por meio da oração e da leitura diária da palavras de Deus - a Bíblia.  
  Enfim, como humana que sou, penso que posso ser uma esposa mais carinhosa, mais atenciosa. Uma mãe mais eficiente, uma profissional mais competente, uma obreira mais ativa e disponível, e que muito embora às vezes não consigo, peço forças no Senhor e busco sabedoria e estratégias para vencer os meus medos diários, e sei que seu me planejar poderei lançar fora todo o fracasso  em minha caminhada, bem como evitar comparações.
    Espero que o Espírito Santo continue a falar com você querida amiga e irmã.

Vamos orar:
Pai, em nome de Jesus e por meio do seu doce Espírito oramos para os medos da vida diária, de sermos esquecidas, de não sermos reconhecidas, de que os nossos planos não deem certos, nossos sonhos seja frustrados sejam repreendidos e que em lugar do fracasso e de comparações nasça a fé e a convicção de que em ti somos mais que vencedoras. Que cada mulher que ler esse artigo possa ter a vida íntima e pessoal transformada pelo teu poder. Te agradecemos. Amém.

Comentários

  1. muito bom este artigo me ajudou bastante quando der tempo gostaria de sugerir que escreve se um artigo sobre batalha espiritual na mente vejo que é um assunto que deveria ser mais abordado vejo muitas necessidades nesta área e parabéns pelo blog tenho certeza que ajudara muitas vidas que o Senhor Jesus continue te usando cada vez mais um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cris, por suas palavras abençoadas e de incentivo!!! Quanto a sugestão vejo que é de Deus, pois é um assunto que realmente necessita ser abordado e por vezes tem sido esquecido pelos que anunciam as boas novas. Estarei orando ao Senhor e em breve escreverei, até mesmo porque todas nós batalhamos diariamente contra as setas do inimigo em nossas mentes. Vai ser tremendo, e mais uma vez muito obrigada! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. linda mensagem irmã,, que DEUS continue te usando cada dia mais para edificar nossas vidas,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amada irmã Joice, conto com as suas orações e que Deus nos ajude a cada desafio sermos mais que vencedoras.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Café com Deus: Provérbios 28:01

ARRANCANDO O JOIO ANTES QUE CRESÇA

Saindo da Bolha Emocional